Saiba como o diabetes pode causar problemas de visão
08/05/2015 | Postado em Cuidados

1) O que é diabetes e que males ele pode causar?

Diabetes mellitus é uma doença com alterações do metabolismo e hiperglicemia. É provocada por deficiência na produção de insulina secretada pelo pâncreas (Tipo I) ou por uma combinação de resistência à insulina e secreção inadequada da mesma (Tipo II).


2) Quais são os principais fatores de risco e sintomas?

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) o número de diabéticos no Brasil aumentará de 4,6 milhões em 2000 para 8,9 milhões em 2030. Este aumento ocorre devido à presença dos fatores de risco presentes no nosso dia-a –dia, entre eles: obesidade, hereditariedade, sedentarismo, hipertensão, níveis elevados de colesterol e triglicérides

O Tipo I apresenta inflamação no pâncreas e acomete jovens.

O Tipo II atinge as pessoas com mais de 40 anos. A maior parte destas pessoas com esse tipo de diabetes apresenta outros fatores relacionados à doença, como sedentarismo, obesidade, histórico do problema na família.

O diabetes gestacional ocorre durante a gestação e os fatores de risco são ganho descontrolado de peso e gravidez depois dos 35 anos.

A maioria dos diabéticos não apresenta sintomas inicialmente. 50% dos diabéticos não sabem que têm a doença, que pode ocorrer em jovens e adultos. Portanto, o ideal é fazer exames periódicos para se detectar o problema precocemente. Sede excessiva, urinar muito à noite, perda de peso, cansaço, embaçamento ou turvação visual, impotência sexual, infecções frequentes são os sintomas mais frequentes.


3) Por que os diabéticos precisam consultar o oftalmologista?

O diabético deve ser tratado pelo endocrinologista e pelo menos uma vez ao ano deve ser consultado pelo oftalmologista. O descontrole da glicemia pode provocar sintomas visuais e inclusive mudar o grau do paciente. A catarata, que leva também ao embaçamento da visão, é mais frequente no diabético e deve ser acompanhada e tratada. Por outro lado, a retinopatia diabética, que é uma doença crônica no fundo do olho do diabético, quando detectada precocemente pode ser tratada com ótimos resultados para a visão.

O diabetes é a maior causa de cegueira em idade produtiva. Portanto, o diabético não deve esperar pelos sintomas para ir ao oftalmologista!


4) Após o diagnóstico, quais são os principais tratamentos disponíveis?

A reeducação alimentar, com menos carboidratos e gorduras e alimentos mais ricos em fibras, maior regularidade dos exercícios físicos são fundamentais e ajudam muito no controle da glicemia, colesterol e triglicérides, fundamental para o sucesso do tratamento

O oftalmologista especialista em retina e vítreo é o profissional devidamente formado para, dentro dos protocolos, realizar fotocoagulação a laser, o uso de antiangiogênicos (drogas injetadas que modulam a retinopatia diabética), cirurgias de catarata e vitrectomia, quando indicadas. Existe todo um suporte de exames para o diagnóstico e acompanhamento dos tratamentos instituídos.

Dr. João Luiz Lobo Ferreira

COMPARTILHE         
Comentários:
Relacionados:
08/05
Saiba como o diabetes pode causar problemas de visão

O descontrole da glicemia pode provocar sintomas visuais e inclusive mudar o grau do paciente. A catarata, que leva também ao embaçamento da visão...