Descolamento de Retina

A retina é uma membrana muito fina e delicada que reveste a superfície interna da parte posterior do globo ocular. Nela existem receptores fotossensíveis que convertem a imagem luminosa do exterior em impulsos elétricos que, através do nervo óptico, são enviados para área do cérebro em que se processa a visão.

A retina não possui nenhum elemento de fixação especial que a prenda ao globo ocular. É o vítreo, uma substância gelatinosa e transparente, situada entre ela e o cristalino, que a mantém na posição anatomicamente adequada, ou seja, em contato com outras estruturas que lhe garantem suporte e nutrição.

O descolamento de retina é uma alteração que se caracteriza pelo desprendimento dessa estrutura da superfície interna do globo ocular. Essa separação interrompe o fornecimento de nutrientes e promove a degeneração celular.

A indicação do tratamento depende diretamente do tipo, gravidade e extensão do descolamento. Fotocoagulação com laser e criopexia são recursos terapêuticos para os casos em que não houve infiltração de líquido pelo espaço que se abriu com a ruptura da retina, para citar dois exemplos. Em outros quadros pode ser necessário procedimento cirúrgico, nestes casos há ainda opções diferentes técnicas que podem ser mais indicadas dependendo do caso, dentre as mais comuns temos:

  • Retinopatia pneumática: injeção de gás na cavidade ocupada pelo vítreo, como forma de pressionar a área descolada da retina e impedir a passagem de líquido pela rasgadura que se formou. 
  • Retinopexia com Introflexão: implante de uma faixa ou esponja de silicone ao redor do globo ocular para pressionar a esclera (o branco dos olhos) a fim de apoiar a retina e facilitar sua aderência.
  • Vitrectomia: Com esta técnica se retira o humor vítreo para corrigir os descolamentos de retina, bem como para correção dos defeitos que promoveram o descolamento da retina. É realizada através de micro incisões.

Na grande maioria dos casos, apenas uma intervenção cirúrgica basta para reverter o descolamento da retina. Há situações, porém, que requerem novos procedimentos ou a associação de mais de uma técnica terapêutica.

No pós-operatório, o paciente fica algum tempo com um curativo sobre o olho operado para deixá-lo em completo repouso. Deve também evitar movimentos bruscos e a prática de esportes. Viagens de avião também são desaconselhadas nessa fase.

Dependendo da gravidade e da localização do deslocamento da retina, a visão pode não ser recuperada totalmente.

 Descolamento de retina é um caso de emergência médica, por isso, procurar um médico oftalmologista especialista em retina o mais rápido possível pode ser determinante para se conseguir um melhor prognóstico.

Agende sua Consulta

Você pode realizar o agendamento de sua consulta no Hospital Vista ou em nossa Unidade Clínica através de nosso Telefone ou WhatsApp de segunda a sexta das 8 às 20h e sábado das 8h às 16h, ou ainda através de nosso agendamento on-line 24 horas, todos os dias.