O ceratocone é uma doença ocular que afeta a córnea, tornando-a fina e em formato cônico. Essa condição pode levar a uma visão distorcida, borrada, sensibilidade à luz e até perda da visão.
Embora a causa exata do ceratocone não seja conhecida, há alguns fatores de risco associados a essa condição, como histórico familiar, alergias oculares e esfregar excessivamente os olhos. O problema também tem maior incidência entre os mais jovens.
Nossos especialistas em córnea dispões de moderna infraestrutura para realizar todos os exames que forem necessários para um diagnóstico preciso e definição do melhor tratamento e acompanhamento para o ceratocone.
Para casos leves a moderados, a correção pode se dar com o uso de óculos e lentes de contato. Para o ceratocone mais avançado, quando óculos ou lentes não estiverem surtindo o resultado desejado, há a opção do crosslinking, procedimento que visa fortalecer a córnea, ou também o implante de anel intraocular, também conhecido como Anel de Ferrara, para conter a progressão da doença.
Infelizmente há casos em que, devido ao avanço severo do ceratocone, faz-se necessário o transplante de córnea para resgatar a visão do paciente. A cirurgia só é possível mediante a disponibilidade de córneas doadas, seguindo uma fila de espera única. Para realizar este procedimento, o médico oftalmologista deve ter especialização documentada em transplantes, ser cadastrado no Sistema Nacional de Transplantes e na Central de Transplantes para a qual pertence. O Hospital Vista é uma das poucas instituições no estado aptas a realizar transplantes de córnea.
O ceratocone é uma doença que vem sendo amplamente estudada a fim de se mapearem todos os seus aspectos, ainda assim, o diagnóstico precoce é a melhor arma contra a doença e só um médico oftalmologista pode realizar todos os exames necessários para tal.
Não deixe de realizar consultas periódicas com o seu médico oftalmologista para garantir a saúde dos seus olhos e sua qualidade de vida.