Quer saber se pode aposentar os óculos e passar a utilizar lentes de contato? Só um médico oftalmologista pode te responder!
Em geral, a maioria das pessoas pode e consegue usar lentes, mas somente com uma avaliação completa da sua saúde ocular é possível confirmar e indicar o melhor tipo de lente para seus olhos pois as lentes de contato possuem vários aspectos a serem considerados além do grau.
Cada olho apresenta uma curvatura, um diâmetro, um perfil de hidratação… e as lentes devem se ajustar perfeitamente à cada particularidade dos seus olhos: por esse motivo não existe uma receita para lentes de contato.
Outro equívoco que pode acontecer é acreditar que o grau do seu óculos é o mesmo para as lentes de contato, o que nem sempre ocorre. Isso porque as lentes dos óculos estão posicionadas a aproximadamente 12 milímetros de seus olhos, enquanto as lentes de contato ficam diretamente sobre a córnea, no globo ocular.
Além de todos esses aspectos da anatomia particular de cada olho, o processo de adaptação das lentes de contato depende não somente do modelo da lente, ajuste ao formato do olho ou o tempo para se habituar, mas também da adaptação à rotina de cuidados para seu uso: é necessário aprender a usar corretamente as lentes de contato, como manusear e higienizar diariamente.
O uso de lentes de contato sem indicação e acompanhamento de seu médico oftalmologista pode ocasionar diversos problemas para a saúde de seus olhos.
Vale ressaltar: somente um médico oftalmologista pode fazer uma avaliação detalhada dos seus olhos e adaptá-los ao modelo ideal de lentes para você. Então, se você tem vontade de usar lentes de contato, o primeiro passo é agendar sua consulta!