Consultar periodicamente seu médico oftalmologista é muito importante para garantir a saúde dos seus olhos, muitas alterações oculares são assintomáticas e evoluem de maneira silenciosa. Em geral, quando alguma alteração é notada já se tem algum dano, muitas vezes irreversível.
Quando não se tem sintomas específicos ou fator de risco para alguma alteração oftalmológica específica, a indicação é que consulte regularmente com um médico oftalmologista geral.
As consultas nessa especialidade envolvem a avaliação da refração para verificar se há necessidade de correção de algum grau. É sempre importante também realizar um exame do fundo do olho, que pode detectar problemas oculares como o glaucoma e tumores na retina e também indicar presença de alguma outra doença como diabetes e pressão alta. Além disso, um exame de rotina importante em sua consulta oftalmológica é o da pressão intraocular. Uma pressão ocular alta não implica diretamente em glaucoma, mas é o principal fator de risco da doença que é a principal causa de cegueira irreversível no mundo.
Caso seja detectado algum fator que mereça maior atenção, serão realizados exames mais detalhados e, eventualmente, encaminhado para outro especialista, pois contamos também com a multidisciplinaridade de nossa equipe médica que atende com excelência nas mais diversas áreas da oftalmologia.