Considera-se baixa visão ou visão subnormal, quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20º no olho com a melhor correção óptica. De maneira geral, pode-se dizer que trata-se de uma alteração na capacidade de enxergar que não pode ser corrigida com o uso de óculos convencionais, lentes de contato, cirurgia ou medicamentos.
A baixa visão não tem cura, mas existem tratamentos que podem melhorar a acuidade visual, ajudando o paciente a realizar atividades diárias e impedindo que a visão piore. Uma das alternativas oferecidas são recursos ópticos que podem oferecer mais independência ao portador de visão subnormal, como lupas manuais e óculos com lente de aumento. Já existem no mercado, também, modelos de óculos que utilizam tecnologia de realidade aumentada para auxiliar o portador de baixa visão a enxergar, por exemplo.
O médico oftalmologista desta especialidade irá combinar as melhores ferramentas e alternativas de tratamento para proporcionar a maior independência e qualidade de vida possível ao paciente portador de baixa visão.